Gestão de risco como fator de sucesso

Gestão de risco é visto por 85% dos executivos como fator de sucesso nas empresas, aponta Accenture

 

Após a crise financeira de 2008, grandes empresas passaram a se preocupar cada vez mais com a gestão de riscos e vê-la como peça fundamental para alcançar vantagem competitiva e sucesso nos negócios. Esta é a constatação da nova pesquisa da Accenture – “Risk Management as a Source of Competitive Advantage and High Performance 2011.

Entre os 397 entrevistados, 85% veem a gestão de risco como fator primordial para sucesso na corporação. Além disso, 49% deles disseram que esse objetivo aumentará a lucratividade da empresa no longo prazo e 48% garantem que a gestão de risco é o caminho para a rentabilidade de um futuro sustentável.

O estudo também apontou que, apesar de grandes investimentos para melhorar a capacidade de gestão de risco das organizações (52% investiu US$ 25 milhões ou mais desde 2009), os executivos acreditam que suas empresas ainda enfrentam uma exposição crítica nesse setor. Além disso, 83% disseram que farão investimentos adicionais em gestão de risco nos próximos dois anos.

A crescente volatilidade e a complexidade do ambiente econômico e financeiro elevaram a importância da gestão de risco nas corporações para 80% dos executivos. E 67% dos entrevistados disseram que sua empresa tem atualmente uma gestão de risco corporativo no programa (ERM – Enterprise Risk Management). Quase metade (45%) dos entrevistados revelaram que sua empresa tem um Chief Risk Officer (CRO), em comparação a apenas 33% há dois anos.

O estudo é baseado em uma pesquisa quantitativa e qualitativa com 397 executivos de 10 setores diferentes da indústria. As organizações foram divididas entre a Europa (30%), América do Norte (31%), América Latina (18%) e Ásia-Pacífico (19%).

Fonte: www.executivosfinanceiros.com.br